Pular para o conteúdo

Você conhece o café que toma?

O café tem o poder de proporcionar experiências gastronômicas incríveis quando o grão é bem escolhido e por isso os amantes do café se preocupam com a origem e preparo da sua bebida.

Mesmo quem ainda não entende muito sobre o assunto, vale a pena entender para poder fazer a melhor escolha para o seu paladar! Você sabe o que é um bom café?

A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) são duas instituições que qualificam os cafés no Brasil. A ABIC classifica a pureza dos cafés e também o classifica em extraforte, tradicional, superior e gourmet.

Essa classificação da ABIC considera também os defeitos do café além do sensorial, como grãos defeituosos pela condição agrícola ou outras impurezas. Alguns outros defeitos também são analisados, como a torra mais escura, que tende a amargar o paladar. Para eles, quanto mais defeitos tem o café, pior ele é.

Já a BSCA avalia a quantidade de defeitos e a parte sensorial, por exemplo, um café que possui qualidade no cultivo, na colheita, na pós-colheita, na torra e no barista, é classificado como um café especial.

A experiência sensorial de quem toma um café especial é totalmente diferente, pois características como sabor, acidez e aroma são percebidas mais intensamente.  Notas inferiores à 80 irão para as categorias da ABIC.

Características dos cafés especiais:

Já entendemos que o café especial é classificado por sua forma de produção, escolha dos grãos e torra. Os cafés especiais geralmente vêm das variedades Arábica e Robusta.

A partir do grão Arábica, o mais produzido no mundo todo, surgiu outros tipos como Bourbon, Catuaí e o Novo Mundo. As diferenças entre eles são a quantidade de cafeína, a complexidade de aromas, o sabor adocicado e o nível de acidez, ou seja, ao provar um café especial, é possível analisar suas principais características que são:

Aroma

Através do olfato podemos perceber se as notas do café são florais, cítricas, frutadas e achocolatadas e tudo vai depender da variedade do café, os grãos especiais têm aroma mais acentuado e mais fáceis de serem percebidos.

Amargor

Nos cafés especiais, o amargor é equilibrado, o que significa que teve um cuidado especial na torra e os grãos possuem boa qualidade.

Devemos prestar atenção, pois nem todo café forte significa que é de qualidade, por vezes ele só é amargo para esconder as imperfeições.

Doçura

Diferente do amargor, a doçura dos cafés especiais é resultado da maturidade dos grãos e do processo de caramelização durante a torra.

Os cafés especiais que possuem notas de caramelo e chocolate são muito comuns e significam que podem ser apreciados sem adicionar açúcar.

Acidez

A acidez natural do grão pode ser acentuada, comprometida ou diminuída no processo de torra. Uma acidez fresca e natural é importante, ela traz vida ao café.

Corpo

Um café mais encorpado é aquele que parece mais “pesado” na boca, que persiste após a ingestão da bebida, já um café que deixa uma sensação mais leve, é considerado menos encorpado.

Sabor

Por último, mas não menos importante, o sabor deve combinar o gosto da bebida com o aroma que ela exala.

Métodos de preparo do café

Além das características dos grãos, o modo de preparo dos cafés também é muito importante na hora de ter uma boa experiência com o café.

O modo de preparo mais tradicional dos brasileiros é o coador com filtro de café, mas existem outras maneiras de apreciar o delicioso cafezinho para valorizar as qualidades sensoriais.

Hario V60

O método Hario V60 também possui um filtro de papel, mas ele tem ranhuras em formato cônico e na espiral por toda a cafeteira.

Há no meio um orifício grande e circular que permite a passagem de água pelo café moído de forma especial, harmônica e veloz e impede o acúmulo de resíduos na base da extração; a Moka (ou cafeteira italiana) é o método de extração por pressão.

Ela prepara o café em menos de quatro minutos, sem o uso de filtro de papel e sem a necessidade de verter a água sobre o pó.

Aeropress

A Aeropress, que reúne filtragem e pressão no preparo do café;

O Chemex, um equipamento diferente visualmente que permite uma bebida extremamente limpa, sem resíduos e de sabor nítido;

A Prensa Francesa, que dispensa o filtro de papel e tem o funcionamento semelhante a Aeropress, também sob pressão; entre muitos outros.

Antigamente os cafés especiais mal chegavam às prateleiras, a maioria eram exportados. Hoje a situação é diferente e as várias micro torrefações e cafeteiras existentes já trabalham com os cafés especiais.

Agora que você conheceu mais sobre os cafés, você já sabe qual café você toma?

Clique aqui e conheça o universo do Sam Café, estamos ansiosos para fazer parte do momento mais precioso do seu dia!

Facebook: https://www.facebook.com/samcaferc/

Instagram: https://www.instagram.com/samcafeespecial/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sam-caf%C3%A9/