Pular para o conteúdo

Ama café? Saiba agora 8 benefícios para a sua saúde

Sabemos que você é do tipo de pessoa que não abandona aquele cafézinho no seu dia-a-dia e por isso, hoje vamos te apresentar 8  benefícios para que você continue com esse hábito.

Eu tenho certeza de que hoje mesmo a xícara de café já fez parte de alguma hora do seu dia, acertei? Mas você sabe quais são os benefícios para a saúde que essa bebida tão tradicional traz? Continue lendo esse artigo e saiba mais.

O café é um dos alimentos que tem mais presença na mesa dos brasileiros, o grão é consumido diariamente e possui diversos benefícios para a nossa saúde. Aos apreciadores de plantão, saibam que estão ingerindo diariamente diversos nutrientes que estimulam ótimos resultados dentro do nosso organismo.

Vamos te mostrar nesse artigo que além de saboroso o café é um ótimo aliado para termos uma vida mais saudável. Leia os 8 benefícios do café que separamos para você e saiba mais!

1. Dá energia para o nosso corpo

Sim, o óbvio também precisa ser dito. O café é mundialmente conhecido por ser um estimulante, e através dele, ficamos mais agitados e dispostos para executar as nossas tarefas. 

Isso acontece desde o momento em que sentimos o cheiro do aroma do café, até os primeiros goles. A cafeína estimula o cérebro, deixando a gente mais atento e também aumentando a presença de adrenalina em nosso sangue.  

Com essa energia, podemos desempenhar as atividades ao longo do dia com mais precisão e resistência, o que também resulta em uma alta na produtividade.

Lembra daqueles momentos em que você sente que precisa “dar um gás” e tomar um café? Esse é o resultado dos componentes da cafeína.

2. Combate os problemas cardíacos

Uma pesquisa feita na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, mostra que a ingestão de café origina proteção para problemas cardiovasculares. 

Essa proteção, segundo os especialistas, ocorre devido à alta quantidade de compostos benéficos com propriedades antioxidantes. 

O café é tão parceiro nosso que nos protege também de problemas cardíacos. Como não ter ele como parceiro do dia-a-dia?

3. Desestimula a depressão

Existem diversos estudos que comprovam que a cafeína altera positivamente o nosso humor, e com a sua estimulação, é capaz de proteger as pessoas contra os sintomas da depressão.

Uma pesquisa feita por Harvard com 50 mil mulheres, aponta que as mulheres que beberam cerca de três xícaras de café ao dia, diminuíram em 15% o risco de depressão. 

Porém, lembre-se que em casos de depressão,  é sempre imprescindível o acompanhamento de um profissional para analisar caso a caso. 

4. Reduz inflamações

A resposta de proteção do corpo para uma lesão, é denominada inflamação. O papel da cafeína, neste caso, é de minimizar a inflamação e combater esse problema em nosso organismo.

Essa forma de combate foi comprovada por diversos estudiosos internacionais que analisaram através de pesquisas sobre o comportamento da cafeína quando colocada em presença de uma inflamação. Você sabia desse benefício do café? Continue lendo para saber mais!

5. Melhora a memória

Se você é do #TimeCafé, com certeza é o tipo de pessoa que lembra fácil das coisas. E isso é comprovado cientificamente!

Um estudo comandado por pesquisadores da Universidade John Hopkins (EUA), comprovou que a cafeína estimula a nossa memória após o consumo do café e por isso, conseguimos além de memorizar melhor, também consultar a nossa memória com mais precisão.

6. Previne o câncer

Muitos estudos ao longo dos anos, pautaram a relação do café e o combate ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Os resultados das pesquisas epidemiológicas, mostraram que o consumo de café consegue prevenir o aparecimento de alguns tumores, como por exemplo: mama e ovário.

Essa ação do café contra esses tumores, ocorre principalmente devido a presença de componentes antioxidantes que já havíamos comentado acima. Você sabia disso?

7.  Alivia o intestino

No ranking de melhores benefícios do café, não poderia faltar o alívio do intestino. A ingestão do café estimula a digestão, o que ocasiona em um maior movimento na área gastrointestinal. 

O pós-almoço com café pode além de te dar um UP, já ajuda com a digestão dos alimentos. Não existe nada melhor que um intestino saudável!

8. Auxilia no emagrecimento

Se você estava triste por ter que tirar o café da dieta, já pode ficar feliz pois o café emagrece SIM!

Quando consumimos o café, ele entra em nosso organismo realizando diversas ações e duas delas são: o estímulo para a queima de gorduras e a melhora no desempenho dos exercícios físicos.

Por isso, esse consumo deve fazer parte do seu dia-a-dia, você está livre para cobrar isso com o seu nutricionista. 

O momento do cafézinho agora será ainda mais feliz, pois além de gostoso, você será beneficiado pelas boas ações da cafeína em nosso organismo. Sem sombra de dúvidas, não é atoa que o café é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros.

Vamos relembrar então os principais benefícios? Resumidamente: energia, combate a problemas cardiovasculares, desestimula a depressão, reduz inflamações, melhora a memória, previne o câncer, alivia o intestino e auxilia no emagrecimento.

Ufa! Quantos benefícios o café oferece para a nossa saúde, você sabia de todos? Conta para a gente quais você sabia e quais você conheceu ao longo deste artigo. 

Agora que você já sabe de todos os benefícios e não restam mais dúvidas de que o café é um grande aliado na missão da vida saudável, o Sam Café pode ser um grande parceiro seu no dia-a-dia, fornecendo cafés de qualidade, máquinas com ótima performance e garantia nossa para possíveis reparos. 

Clique aqui e conheça o universo do Sam Café, estamos ansiosos para fazer parte do momento mais precioso do seu dia. 

Acesse também as nossas redes sociais e leva a gente para a sua casa:

Facebook: https://www.facebook.com/samcaferc/

Instagram: https://www.instagram.com/samcafeespecial/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sam-caf%C3%A9/